segunda-feira, 22 de março de 2010

OGG Vorbis


Quem já ouviu falar no ogg vorbis?

O Ogg é uma plataforma virtual de arquivo para conteúdo multimédia. Pode güardar áudio, vídeo e legendas por meio de todos os algoritmos administrados pela Xiph.Org Foundation. A informação sobre o conteúdo sonoro e visual, como nome do artista e intérprete, é gravada por meio da especificação Vorbis Comment.
O ogg é um formato de compressão de áudio que é totalmente open sourse no caso livre de patentes e qualquer um pode usa-lo! O único problema é que ele não é tão difundido como o nosso amigo patenteado o MP3. É sim, muita gente pensa que o mp3 é livre e qualquer um pode usar, mas estão enganados, você paga tudo quando falamos em MP3.

Então vocês perguntariam. Como assim?

Vou citar um pequeno exemplo. Quando compramos um aparelho de celular que tem suporte ao formato mp3, a verdade é que pagamos o codec que vem no aparelho, isso porque o próprio fabricante já pagou, e lógico que nós também pagamos quando compramos, pois tudo é adicionado ao valor do aparelho!
Se os aparelhos portáteis tivessem suporte ao OGG no lugar do MP3, provavelmente o valor dos aparelhos fossem menores, começando pelo fabricante que não pagaria patentes para adiciona-lo ao console, (celular, smartphones, DVDs) e muitos outros aparelhos que hoje tem suporte ao formato.

As vantagens do OGG Vorbis


Testem esta faixa

Se me chamar eu vou - Chiclete com Banana / Baixe a teste.

O ogg vorbis é um formato de compressão de qualidade profissional, com superioridade ao mp3.
Tecnicamente, o formato Ogg Vorbis consegue gerar arquivos até 25% menores que equivalentes em MP3. Na geração de arquivos, é possível definir o nível de qualidade, que é medido em valores de -1 a 10, com mudanças feitas de 0,1 em 0,1. Deixando a compressão no nível 3, é possível gerar áudio equivalente a um arquivo em MP3 com 160 Kbits de bit rate (taxa de gravação por segundo), o que garante uma ótima qualidade sonora (imagine então músicas geradas no nível 10!).O formato ainda suporta até 255 canais de áudio independentes e o mp3 suporta até 2.0. Sem falar que eu já testei um arquivo de áudio com 5.1 canais no formato OGG Vorbis em meu home Theater ligado no PC ficou ótimo.

Ogg vorbis vai até 500 Kbits de bit rate / o mp3 vai até 320 Kbits de bit rate, que já pode ser considerado insuficiente com relação ao ogg vorbis, que tem uma superioridade bem relevante.
Assim como o MP3, o formato Ogg Vorbis também trabalha com o esquema de tags (tagging), que permite a inserção de informações adicionais ao arquivo de áudio, como nome do cantor ou da banda, nome do disco ao qual pertence, ano de lançamento, etc.
Uma das pessoas que está por trás do Ogg Vorbis é Crhistopher Montgomery, que no início do projeto era estudante de computação do MIT (Massachusetts Institute of Technology). No entanto, por ser um projeto de código aberto, o formato Ogg Vorbis conta com uma série de desenvolvedores atualmente.
Talvez, a única desvantagem do Ogg Vorbis em relação ao MP3 é o fato de sua compressão ser quase duas vezes mais lenta. No entanto, isso não é tão relevante, mesmo porque é uma questão que pode ser resolvida futuramente.

Outra pergunta. Já que o ogg vorbis é tão bom porque não deixar o mp3 de lado?

Eis a questão, mesmo sendo patenteado, o mp3 já esta inserido na maioria dos hardware e software de todo o mundo, e torna dificilíssimo uma mudança radical, mas não devemos nos preocupar. O ogg esta sendo difundido aos poucos e já roda em muitas plataformas, como MP4, Smartphones e muitos outros dispositivos moveis, outro detalhe é que tudo depende muito de nós. Temos que ao menos testa-lo para convencer mais empresas a inserir o codec nos aparelhos residenciais como DVD e SOM, assim teremos direito de escolher qual formato utilizar.

Compatibilidade

O Vorbis, é potencialmente compatível com qüalquer sistema, desde que haja interesse de programadores e engenheiros, no caso é o que foi falado acima. Fique consciente dos programas compatíveis já existentes para os seguintes sistemas.

Google Chrome OS

O Google Chrome OS é capaz de tocar arquivos Ogg.

Google Android

A plataforma para telefone móvel, Google Android, suporta Vorbis.

Sistemas baseados no núcleo Linux

Para escutar; ouvir; tocar; abrir.
Para converter; copiar; gravar; editar; criar; gerar.

Microsoft Windows

Para escutar; ouvir; tocar; abrir.
Para converter; copiar; gravar; editar; criar; gerar.








  • Nero Burning ROM, da Nero AG / Nero Inc. / Nero K.K. / Nero Ltd.




  • Nero WaveEditor, da Nero AG / Nero Inc. / Nero K.K. / Nero Ltd.




  • Winamp Media Player




  • foobar2000 (para gravar; criar; gerar um arquivo Ogg; Oga é requerido o componente Oggenc)




  • Exact Audio Copy (para gravar; criar; gerar um arquivo Ogg; Oga é requerido o componente Oggenc)




  • dBpoweramp




  • Audacity








  • FFmpeg

Mac OS X

Para escutar; ouvir; tocar; abrir.
Para converter; copiar; gravar; editar; criar; gerar.




  • Audacity




  • FFmpeg

Confusão

Por consequencia da falta de informação, muitas pessoas não discriminam o Ogg do Vorbis, frequentemente chamando todo o projeto de Ogg Vorbis. Outro erro é associar algoritmos com perdas aos algoritmos sem perdas. O FLAC é um algoritmo fiel ao som de origem. Não deve ser confundido com Vorbis ou com o MPEG-Layer 3 (MP3). Mesmo que o FLAC ofereça compactação, ainda assim não ocorre perda de qüalidade do sinal. O FLAC foi elaborado para que o produto compactado tenha apenas uma relação íntima de matemática com a onda virtual inicial. Deve-se observar que a compactação oferecida por algoritmos sem análises de psicoacústica, como o FLAC, é menor. Ou seja, para uma mesmo som de origem, o arquivo resultante é maior com relação, por exemplo, ao Vorbis ou MPEG-Layer 3 (MP3).

2 comentários:

  1. Gostei mt de estar agora antenada sobre o ogg vorbis... pois as pessoas tem pouco acesso a essas novidades. E ainda msm q essas novidades sejam de melhor qualidade aos consumidores.

    vlw ;)

    ResponderExcluir
  2. Não só de melhor qualidade, mas livre para todos!
    Vlw seu comentario Amanda.

    ResponderExcluir